terça-feira, 5 de outubro de 2010

Agrotóxicos

 
Cuiabá, 25 de Setembro de 2009.


A Gazeta
Sintep apoia consultas públicas sobre banimento de agrotóxicos
24/09/2009 15:18
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu duas consultas públicas propondo o banimento de ingredientes ativos dos agrotóxicos Endossulfam e Acefato no Brasil. A secretária de Formação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, considera a participação de todos essencial. “É importante estarmos atentos e participarmos de decisões como essas, principalmente em um Estado como o nosso, movido à agroindústria”, ressaltou.
Estudos relacionados ao Endossulfam constataram características genotóxicas (alterações genéticas), neurotóxicas (danos ao sistema nervoso), danos ao sistema imunológico e toxicidade endócrina ou alteração hormonal e toxicidade reprodutiva e malformações embriofetais. O Acefato também apresenta alterações genéticas, além da possibilidade de causar câncer e levar a distúrbios neuropsiquiátricos e cognitivos (dificuldades de aprendizagem). Tais características levaram à proibição destes agrotóxicos em diversos países devido aos riscos para a saúde humana.
Glifosato - A Anvisa também abriu a consulta pública para o Glifosato, que integra uma discussão mais complexa. Tanto que as organizações da Campanha Brasil Livre de Transgênicos está avaliando o assunto, pois está diretamente ligado à inclusão da cultura do milho transgênico em pós-emergência com intervalo de segurança de 90 dias e Limite Máximo de Resíduo de 1,0 mg/kg na monografia do ingrediente ativo.
As consultas do Endossulfam e do Acefato ficarão abertas a toda a sociedade civil, movimentos sociais e entidades até o dia três de novembro de 2009. Já para o Glifosato, a consulta se encerra no dia 28 de setembro. Os interessados devem enviar manifestações para o e-mail toxicologia@anvisa.gov.br , via Fax (61) 3462 5726, ou ainda para o endereço da Gerência Geral de Toxicologia – Anvisa SIA Trecho 05 Área Especial 57, Lote 200 CEP 71.205-050 Brasília-DF.
Também apoiam essa ideia, além do Sintep/MT, a Comissão Nacional pró Brasil Ecológico e Sem Agrotóxicos, Via Campesina Brasil e Articulação Nacional de Agroecologia. (Ascom sintep)

Nenhum comentário:

Postar um comentário